terça-feira, 25 de março de 2014

A paz em Aangola

Paz em Angola
Paz é geralmente difinida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações, agitação.
Derivada do latim Pacem= Absentia Bili, referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre as nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU. No plano pessoal paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral com sentimentos negativos. assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros , ao ponto de se ter tornado uma fequente saudação (que a paz esteja contigo) um objectivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo ponto pelo pombo e pela bandeira branca.
A paz em Angola e o paradoxo da vida dos angolanos
No dia 4/4/2002 em Luanda era assinado o acordo da paz entre os irmãos angolanos. Este acto impar na história recente da nação angolana, o governo e a UNITA assinaram compromissos solenemente perante o povo angolano, que a guerra terminava e a reconstrução do pais começava.
Em 4/4/2006, os angolanos conhecem o significado do «calor das armas», tem a esperança que a reconstrução do pais está a ser feito, dentro dos condicionalismo que é do conhecimento geral, mas as suas vidas não melhorarão.
Porquê?
O governo angolano passou a mensagem internamente e internacionalmente, que apresenta paz e os seus mecanismos sirvam exclusivamente controlados por si e se assim não fossem, não teria feito essas declarações, nos primeiros encontros de Luena e perante a presença do secretário-geral da ONU.
A independência de Angola não foi o inicio da paz mas o inicio de uma nova guerra. No dia 4 de Abril de 2002 a paz chegou em Angola com a assinatura do acordo de Luanda. A paz conquistada por Angola em 2002 abriu as portas para o conhecimento do mesmo pai, nos trouxe muitas melhorias, é com ela que vai modificando o nosso pai.
Já se vai 17anos que Angola está a desfrutar esta paz maravilhosa, com a construção de novas casas, reabilitação de novas infra-estruturas (estradas), construção de hospitais, escolas, parques com a chegada da energia em muitas localidades.
Viver em paz é viver em harmonia, viver em liberdade, acordar e respirar sem preocupação nenhuma.